Conhecimento, paisagem e alimento.

O nosso trabalho

Na Terramay, o nosso trabalho começa com o solo. Em 560 hectares no Alentejo, a nossa missão é criar um ecossistema próspero onde um solo rico e vivo produza alimentos ricos em nutrientes — cuidando do ambiente e respeitando todos os animais ao nosso cuidado.

Praticamos a agricultura regenerativa, permitindo que as frutas, os legumes, os cereais e as pastagens cresçam naturalmente: sem sementes geneticamente modificadas ou produtos químicos. Face às alterações climáticas, utilizamos práticas agrícolas que combatem a desertificação, revitalizam os solos e ajudam a vida selvagem a adaptar-se às novas realidades.

A nossa abordagem combina tradições comprovadas com técnicas inovadoras, tais como:

  • Agrofloresta de sucessão

  • Composto e biochar (terra negra)

  • Culturas de cobertura e rotação de culturas

  • Desenho de linhas-chave e valas

  • Gestão holística do gado

  • Princípios da permacultura

  • Sementeira direta

Ao restaurar os recursos hídricos, melhorar as pastagens e aumentar a biodiversidade, não só cultivamos alimentos mais saudáveis, como também ajudamos a extrair carbono da atmosfera e a devolver a vida à terra.

Na Terramay, a agricultura é mais do que cultivo: é a administração do conhecimento, da paisagem e dos alimentos para as gerações futuras.

Respeito pelas Pessoas e pelos Animais

Promovemos um ambiente de trabalho seguro e saudável para a nossa equipa e criamos animais em liberdade, sem antibióticos ou químicos nocivos. O respeito pelas pessoas, pelos animais e pela natureza está no centro de tudo o que fazemos.

"SE A NATUREZA FOSSE UM ARTISTA, ENTÃO O SOLO SERIA A SUA TELA."

DAVID DE BRITO


Os nossos animais de fazenda

Na Terramay, os animais não são apenas residentes — são parceiros na regeneração da terra. Cada espécie desempenha um papel ecológico, ajudando-nos a restaurar o equilíbrio do ecossistema enquanto vivemos livremente no seu habitat natural.

Porcos Pretos do Alentejo – 100% bolota e erva. Cultivadores naturais do solo, fertilizam, controlam pragas e reciclam resíduos orgânicos.

Gado Mertolenga: gerido através de pastoreio holístico, enriquece o solo, retém carbono, espalha sementes e aumenta a biodiversidade.

Ovelhas Merino – 100% erva. Pastam entre pomares, mantendo a biomassa controlada.

Galinhas de Pasto – Erva e cereais Terramay. Apoiam-nos com o composto das galinhas, decompõem o estrume, fertilizam as hortas e controlam as pragas.

Cavalos Lusitanos – Fortes e graciosos, reduzem a nossa necessidade de maquinaria pesada e de combustível.

Abelhas – Trabalhadoras silenciosas que polinizam as culturas, aumentam a biodiversidade e fornecem-nos um mel excecional.

Malhadinha, a nossa cadela da quinta – O coração da quinta, sempre de olho.

"ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SEM PESTICIDAS DEVERIA SER UM DIREITO DEMOCRÁTICO FUNDAMENTAL"

ANNA DE BRITO

Os nossos principios.

Nós esforçamo-nos todos os dias para trabalhar de acordo com estes princípios, com o compromisso de a melhorar as nossas práticas à medida que a nossa experiência aumenta:​

  • Cultivar alimentos reais, seguros, de excelente sabor, nutritivos, com neutralidade carbónica, livres de organismos manipulados geneticamente e produtos químicos. 

  • Usar práticas que, combatem a desertificação, minimizem os inputs externos e se concentrem na proteção da nossa agro floresta de montado e na adaptação da vida selvagem à nova realidade climática.

  • ​Facilitar a regeneração e melhoria constantes das pastagens, biologia do solo, recursos hídricos e consequente sequestro de dióxido de carbono.

  • Tratar a equipa da quinta com respeito, pagar um salário justo e criar um ambiente de trabalho saudável, seguro e onde o desenvolvimento pessoal e profissional é encorajado e apoiado.

  • Tratar os animais com respeito, gratidão e de maneira limpa, que nunca exija o uso de antibióticos. Garantir que eles vivem livremente, em pastagens saudáveis ​​e num ecossistema sem stress e sem produtos químicos.

  • ​Tomar as nossas decisões agrícolas com a ajuda de sistemas de design e gestão testados e através da observação de padrões naturais e da nossa experiência no terreno.

  • Tentar garantir em todos os aspetos da nossa operação e projetos que desenvolvemos um nível de auto-sustentabilidade a rondar os 80%.

  • Transformar produtos sempre com a saúde humana e a pegada ecológica dos mesmos em foco para garantir produtos saudáveis e amigos do ambiente.

  • Dinamizar a Comunidade da nossa região para fixar todos os dias cada vez mais profissionais e famílias na nossa aldeia do Rosário e concelho do Alandroal.

  • Documentar e partilhar o conhecimento e a cultura local com as gerações vindouras.