Conhecimento, paisagem e alimento.

O nosso trabalho

A Terramay é uma quinta com 560 hectares e a nossa equipa foi encarregada com a missão de criar um ecossistema equilibrado, com solo rico e fértil que produza alimentos densos em nutrientes, enquanto trata o meio ambiente e os animais com respeito.

Praticamos agricultura regenerativa e deixamos as nossas frutas, legumes, cereais e pastagens crescerem naturalmente: sem sementes geneticamente manipuladas e sem químicos.

Devido às alterações climáticas, utilizamos práticas agrícolas e que combatem a desertificação, visam revitalizar os solos e adaptar a vida selvagem à nova realidade climática. Aqui ficam algumas das técnicas e conceitos que influenciam a agricultura da Terramay:

  • Agrofloresta de sucessão

  • Compostagem e Terra preta

  • Culturas de cobertura

  • Keyline Design

  • Maneio Holístico do gado

  • Permacultura

  • Sementeira direta e rotação de culturas

  • Swales em contorno

 

Com a melhoria constante das nossas pastagens, o aumento da biodiversidade, a regeneração dos solos e recuperação dos recursos hídricos, conseguimos sequestrar maiores quantidades dióxido de carbono da atmosfera e alimentos ainda mais saudáveis.

Respeitar seres humanos e animais

​É muito importante para nós criar um ambiente de trabalho saudável e seguro, bem como deixar que os nossos animais cresçam em liberdade, sem antibióticos e outros químicos nocivos para a Natureza e a Humanidade

"SE A NATUREZA FOSSE UM ARTISTA, ENTÃO O SOLO SERIA A SUA TELA."

DAVID DE BRITO


Os animais da quinta.

Os residentes da nossa quinta incluem bovinos de raça Mertolenga, Porco Preto Alentejano, cabras, ovelhas, galinhas, cavalos e a nossa “adorável” cadela Malhadinha. Todos os animais da nossa quinta para além der serem de espécies nativas da nossa região, têm uma função ativa na gestão do terreno e uma missão ecológica para cumprir, que nos ajuda a regenerar todo o ecosistema.

PORCO PRETO ALENTEJANO - 100% BOLOTA E ERVA

Criados no seu habitat natural estes verdadeiros tratores animais, que nos ajudam na preparação dos solos e os fertilizam naturalmente. Para além disso ajudam no controlo de pragas e a reciclar resíduos orgânicos.

MERTOLENGA DE PASTO - 100% BOLOTA E ERVA

Lindas e bravas, as nossas Vacas Mãe são geridas em modo de pastoreio racional, são elas que contribuem para a saúde do solo e retenção de carbono, desempenham um papel crucial no ciclo dos nutrientes e promovem a diversidade de insetos, microorganismos, espalham sementes e criam um ecossistema mais equilibrado.​

OVELHAS MERINO - 100% ERVA

Os nossas ovelhas pastam livremente na quinta e ajudam-nos a controlar a biomassa nas entrelinhas dos nossos pomares.

CABRAS SERPENTINAS - 100% BOLOTA E ERVA

Uma espécie autóctone alentejana, caracterizada pela sua astúcia e robustez, são elas que nos ajudam no controlo de vegetação arbustiva e a reduzir o risco de incêndio no pico do verão.

GALINHA DE PASTO - 100% ERVA E CEREAIS TERRAMAY

De raça autóctone portuguesa, são elas que nos ajudam a acelerar o processo de decomposição do esterco dos nossos ruminantes e no controlo de pragas nas nossas hortas e pomares.

CAVALOS LUSITANOS

Lindos e imponentes, são estes animais que nos ajudam a reduzir o uso de maquinaria pesada e o consumo de combustíveis.

ABELHAS

A lista de funções ecológicas preconizadas por este pequeno animal é quase interminável, para além de polinizarem as nossas culturas, impulsionam a biodiversidade, melhoram a qualidade dos nossos frutos e produzem mel de uma qualidade excepcional.

"ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SEM PESTICIDAS DEVERIA SER UM DIREITO DEMOCRÁTICO FUNDAMENTAL"

ANNA DE BRITO

Os nossos principios.

Nós esforçamo-nos todos os dias para trabalhar de acordo com estes princípios, com o compromisso de a melhorar as nossas práticas à medida que a nossa experiência aumenta:​

  • Cultivar alimentos reais, seguros, de excelente sabor, nutritivos, com neutralidade carbónica, livres de organismos manipulados geneticamente e produtos químicos. 

  • Usar práticas que, combatem a desertificação, minimizem os inputs externos e se concentrem na proteção da nossa agro floresta de montado e na adaptação da vida selvagem à nova realidade climática.

  • ​Facilitar a regeneração e melhoria constantes das pastagens, biologia do solo, recursos hídricos e consequente sequestro de dióxido de carbono.

  • Tratar a equipa da quinta com respeito, pagar um salário justo e criar um ambiente de trabalho saudável, seguro e onde o desenvolvimento pessoal e profissional é encorajado e apoiado.

  • Tratar os animais com respeito, gratidão e de maneira limpa, que nunca exija o uso de antibióticos. Garantir que eles vivem livremente, em pastagens saudáveis ​​e num ecossistema sem stress e sem produtos químicos.

  • ​Tomar as nossas decisões agrícolas com a ajuda de sistemas de design e gestão testados e através da observação de padrões naturais e da nossa experiência no terreno.

  • Tentar garantir em todos os aspetos da nossa operação e projetos que desenvolvemos um nível de auto-sustentabilidade a rondar os 80%.

  • Transformar produtos sempre com a saúde humana e a pegada ecológica dos mesmos em foco para garantir produtos saudáveis e amigos do ambiente.

  • Dinamizar a Comunidade da nossa região para fixar todos os dias cada vez mais profissionais e famílias na nossa aldeia do Rosário e concelho do Alandroal.

  • Documentar e partilhar o conhecimento e a cultura local com as gerações vindouras.